Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Solanum warmingii Hiern EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-03-2012

Criterio: B2ab(iii,v)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor:

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Solanum warmingii é representada por poucas coletas esparsas em locais altamente urbanizados, como o município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), ou muito desmatados, como os municípios de Ponte Nova, Viçosa e Caratinga (MG), todos com cerca de 90% da cobertura original da Mata Atlântica desmatada. Embora se considere que a espécie ocorra também nos Estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, suspeita-se que seja de forma esparsa e possivelmente pontual. Assim, suspeita-se que suas subpopulações, exceto aquela presente no Parque Estadual do Rio Doce, sejam pequenas e estejam isoladas umas das outras. Além disso, se suspeita que, devido ao grau de desmatamento dos locais em que ocorre, esteja havendo declínio do número de indivíduos adultos. A AOO é de 40 km².

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Solanum warmingii Hiern;

Família: Solanaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A espécie é próxima de S. caaravurana, podendo ser diferenciada desta pelas folhas mais glabras, frutos pedicelados mais longos e ramos alados (Knaap, 2002).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados do Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais e Bahia (Stehmann et al., 2012). Ocorre entre 650 e 1200 m de altitude (Knaap, 2002).

Ecologia

Planta terrícola, arbustiva a pequenas árvores, ocorre em floresta ombrófila densa e Floresta estacional semidecidual (Knaap, 2002; Stehmann et al., 2009). Knaap (2002) cita o fato de S. warmingii ocorrer esporadicamente em bordas de pastagens.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes A Mata Atlântica é um bioma caracterizado pela alta diversidade de espécies e pelo elevado grau de endemismo. A retirada da cobertura vegetal, visando a utilização da área para a agricultura, pastagem, extração de madeira e ocupação humana para agricultura, pastagem, extração madeireira e ocupação humana ao longo dos últimos dois séculos causou a destruição da maior parte deste bioma, restando hoje cerca de 7% a 8% de sua área original. Devido à ocupação urbana e agrícola, as áreas de mata estão cada vez mais isoladas umas das outras, formando pequenas ilhas de vegetação nativa. Desta forma, a maioria das espécies que vivem nesses fragmentos compõem populações isoladas de populações que habitam outros fragmentos. Para muitas espécies, a área agrícola ou urbana, circundante de um fragmento, pode significar uma barreira intransponível (Galindo-Leal; Câmara, 2005).

Ações de conservação

4.4.3 Management
Situação: on going
Observações: A espécie possui registros dentro do Parque Estadual do Rio Doce e Estação Biológica de Caratinga, ambas em MG (Feliciano, 2008).

4.4.1 Identification of new protected areas
Situação: needed
Observações: A espécie encontra-se legalmente protegida por unidades de conservação (SNUC) apenas em Minas Gerias, o que não corresponde a realidade de toda sua extensão de Ocorrência.

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- EVELINE APARECIDA FELICIANO. Solanaceae Juss. da Serra Negra, Rio Preto, Minas Gerais: tratamento taxonômico e similaridade florística. Dissertação de Mestrado. Juiz de Fora, MG: , 2008.

- STEHMANN, J.RIN: STEHMANN, J.R. ET AL. Solanaceae. 2009.

- STEHMANN, J.R. ET AL. Solanum in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do. Jardim Botânico do. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/index?mode=sv&group=Root_.Angiospermas_&family=&genus=solanum&species=&author=&common=&occurs=1&region=&state=&phyto=&endemic=&origin=&vegetation=&last_level=subspecies&listopt=1>.

- KNAAP, S. Solanum section Germinata (Solanaceae). 2002.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

- GALINDO-LEAL, C.; CÂMARA, I. G. Mata Atlântica: biodiversidade, ameaças e perspectivas. Belo Horizonte: Conservação Internacional, 2005.

Como citar

CNCFlora. Solanum warmingii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Solanum warmingii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/03/2012 - 19:36:49